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Nutrição na Terceira Idade
Com o passar dos anos nosso organismo sofre diversas modificações, no indivíduo idoso, por exemplo, ocorrem alterações na composição corporal, há uma diminuição dos músculos e aumento da gordura abdominal; a mastigação começa a ficar prejudicada por problemas na dentição; a locomoção do idoso é mais difícil; a função do trato gastrointestinal é reduzida, além de várias doenças que aparecem junto com a idade avançada. Todas essas alterações interferem diretamente na alimentação do idoso, então neste sentido a nutrição adequada vem de encontro para que a terceira idade tenha qualidade de vida, disposição, uma vida mais longa, independência, e saúde pra dar e vender.
 
 
 
A figura acima é a Pirâmide Alimentar para pessoas acima de 60 anos, ela representa a alimentação saudável que deve ser consumida pelo idoso. 

Na base da pirâmide, temos a representação de exercícios físicos, atividades cotidianas como lavar louça, limpar e varrer a casa, passear, mostrando que é importantíssimo para a saúde do idoso se exercitar, se socializar e fazer atividades cotidianas levando a independência, o que é muito bom para sua auto-estima.

O próximo nível da pirâmide de extrema importância é sobre a hidratação, o idoso deve ingerir pelo menos entre 8 a 10 copos de água por dia. O envelhecimento leva a diminuição do sentido da sede, então deve-se sempre oferecer água ao idoso mesmo sem que ele sinta sede.

Os grupos de alimentos na vertical são quase todos da mesma espessura, mostrando que devemos comer tudo de maneira equilibrada e diversificada, o único grupo de menor espessura é o grupo das gorduras que deve ser consumido de forma bem reduzida.
Da esquerda para direita temos os seguintes grupos:

Grupo dos Cereais, Pães e Massas, são fontes de energia para nosso organismo, lembrando que devemos dar preferência aos tipos integrais como arroz integral, pão integral, macarrão integral, entre outros; Grupo das Verduras e Legumes e Grupo das Frutas, esses dois grupos são grandes fontes de vitaminas, minerais e água, que auxiliam no melhor funcionamento do corpo, devem estar presentes no mínimo 5 vezes ao dia; Grupo do Óleos e Gorduras, devemos dar preferência para o azeite de oliva extra virgem para temperar as saladas e até utilizá-lo para passar no pão ao invés de utilizar manteiga, evitar frituras ao máximo, preferir preparações cozidas, assadas e grelhadas; Grupo do Leite e Derivados, são as principais fontes de cálcio para o organismo; Grupo das Carnes (peixes, aves, carne vermelha), Ovos e  Leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico, amendoim), esses alimentos são ricos em proteínas, nutrientes que são de suma importância para manter a massa muscular e o funcionamento adequado de nosso organismo.

No topo da pirâmide encontra-se uma bandeira mostrando a vitamina B12, vitamina D e Cálcio, ela mostra que devemos dar atenção a estes nutrientes que comumente são deficientes nos idosos.   A vitamina B12 é encontrada nas carnes, que devido a problemas de mastigação e digestão tem seu consumo reduzido, ela é importante para memória; a vitamina D é encontrada em alimentos de origem animal e produzida pelo sol, então seria recomendada ao idoso tomar banhos de sol de 3 a 4 vezes na semana sem protetor solar por 15 minutos. E o cálcio, juntamente com a vitamina D, é importante para prevenção de osteoporose, é encontrado no leite, derivados de leite, e verduras verdes escuras. Se o consumo desses nutrientes não for adequado através da alimentação, o médico e nutricionista podem indicar suplementos alimentares de acordo com a necessidade do idoso.

Familiares e cuidador devem sempre estar atentos à alimentação do idoso para que ele consuma todos os grupos alimentares de forma saudável e diversificada, prestar atenção se o indivíduo tem problemas na mastigação, deglutição e na digestão, e se está perdendo peso sem motivos aparentes. Qualquer problema detectado deve ser avaliado pelo médico e nutricionista.


Nutricionista Lilian Pinheiro Lopes
CRN3 30424
Telefone: (17) 8147-7244
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
Curso de cuidador de idoso
Nos dias de hoje está cada vez difícil encontrar profissionais habilitados e capacitados em lidar com pessoas com mais de 60 anos e que necessitam de um acompanhante. Para ajudar as famílias a amenizar o problema, a ACCI - Associação dos Cuidadores e Idosos de Rio Preto está com as inscrições abertas para novas turmas do curso de cuidador.

As vagas são limitadas.  As aulas são ministradas por uma equipe multidisciplinar. O candidato recebe orientações de enfermagem, primeiros socorros, entre outros. De acordo com a assistente social, Maria Regina dos Santos, o fundamental é de que o candidato ao curso tenha sobretudo muita paciência. A carga horária é de 140/h. Será emitido certificado de conclusão do curso.

Os interessados podem se inscrever na sede da instituição, que fica na rua Osvaldo Aranha, 1278, no bairro Boa Vista. Mais informações pelo telefone (17) 3211-9380 
 
Dicas de prevenção de acidentes com idosos

Por: ACCI 

O presente artigo não tratará de primeiros socorros, propriamente dito, mas de alguns cuidados básicos que devem ser tomados ao cuidar de idosos, sabendo que essa faixa etária tende a apresentar maior índice de vulnerabilidade para acidentes.   Para isso, o cuidador de idosos deve estar atento ao espaço onde o idoso habita.
Há estatísticas que indicam que a maioria dos acidentes com idosos ocorre entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite. Portanto, o cuidador de idosos deve estar atento à móveis com quinas ou qualquer estrutura que possa machucar o idoso. Também é interessante retirar objetos ou móveis que possam obstruir a passagem nesse trajeto. Retire tapetes, capachos, tacos e fios soltos, para facilitar a circulação do cuidador e da pessoa cuidada e também evitar acidentes.

O banheiro é outro local onde pode ocorrer acidentes. É aconselhável instalar tapetes de borracha no chão do banheiro, principalmente no local de banho. Para que não haja quedas na hora do banho, outra dica é instalar barras laterais de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso sanitário para o idoso segurar quando estiver em pé ao tomar banho. Piso escorregadio pode causar quedas e escorregões por isso colocar uma cadeira plástica para o idoso sentar na hora do banho é mais um item de segurança que o cuidador de idosos pode lançar mão para evitar acidentes.  
Esteja atento à iluminação do ambiente, uma lâmpada muito forte pode incomodar a pessoa cuidada e muito forte dificultar a visibilidade do ambiente tanto para o cuidador quanto para o idoso. Nunca apague todas as luzes da casa, deixe sempre uma lâmpada acesa no corredor  

 

 

 Guia Prático do Cuidador

 
Aberto as incrições para Curso de Cuidadores de Idosos

 

APRESENTAÇÃO: DICAS DE COMO FACILITAR A ROTINA DO CUIDADOR E FAMILIARES COM  A  DOENÇA DE ALZHEIMER

 

Será que estamos preparados e qualificados para cuidar de uma pessoa que já passou dos 60 anos?. Para auxiliar esse problema que aflige milhares de famílias, a Associação Civil de Cuidadores de Idosos de São José do Rio Preto está com as inscrições abertas para o curso de cuidadores. São oferecidas 15 vagas e os alunos têm aulas teóricas e práticas. Podem se inscrever profissionais que lidam com o idoso e a comunidade em geral.O curso tem duração de 120 horas e é composta por uma equipe multidisciplinar. O curso de cuidadores tem início em outubro. A Associação Civil de Cuidadores de Idosos fica na rua Osvaldo Aranha, 1.278, no bairro Parque Industrial. Mais informações e inscrições no (17) 3211-9380 ou celular no (17) 9101-8387 e (17) 97-237552.

A associação civil de cuidadores de idosos de S. J. do Rio Preto está com inscrições abertas para o curso de cuidadores. As aulas serão ministradas por um equipe multidiscplinar. Ao final do curso, os alunos serão encaminhados para o mercado de trabalho. A duração do curso é de 120 horas de aulas teórica e prática.

Mais informações e inscrições pelo telefone
3211-9380 . A Associação Civil de Cuidadores de Idosos fica na rua Osvaldo Aranha, 1.278, no bairro Boa Vista.

 
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